sábado, 4 de julho de 2009

MAIS DICAS PARA A INSÔNIA NA INFÂNCIA

DIRETRIZES ALIMENTARES
Evite dar ao seu filho qualquer estimulante, tais como alimentos e bebidas que contenham cafeína, açúcares refinados, ou chocolate, que podem deixá-lo acordado a noite toda.Evite servir refeições pesadas tarde da noite.Para manter um nível de açúcar uniforme no sangue durante a noite, dê ao seu filho um lanche leve, como cream crackers ou torradas, antes dele ir para a cama. Evite alimentos pesados, de difícil digestão, principalmente carne.Certifique-se de que seu filho coma alimentos que contenham o aminoácido triptofano, que ajuda a estabilizar os humores e a aliviar o estresse. É usado pelo cérebro para produzir serotonina, uma substância química que regulariza os mecanismos do sono normal. Dentre os alimentos ricos em triptofano encontram-se banana, queijo cottage, peixe, tâmara, leite, amendoim,feijão e peru. O ideal é fazer sopinhas de legumes que contenham massa e arroz no jantar para induzir ao sono. O maracujá é o fruto de uma planta originária do Brasil. é uma fonte de carboidratos, de minerais como cálcio, ferro e fósforo, e ainda de vitaminas A, C e vitaminas do complexo B.Este fruto tem propriedades depurativas, sedativas e adstringentes. Suas folhas, assim como o fruto, também apresentam importante ação calmante. Pode ser feito o chá do maracujá, cozinhando a polpa ou a folha em água, coando em seguida.

SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS
O levedo de cerveja é rico nas vitaminas B, bem como em outras vitaminas e minerais que ajudam a acalmar o sistema nervoso. Dê à criança com doze anos ou mais 1 colher de chá na hora de dormir.Um suplemento de cálcio e magnésio ajudará a acalmar o sistema nervoso do seu filho. Esse suplemento é muito útil para a criança que tem insônia, acompanhada de cãibras nas pernas.

TRATAMENTO FITOTERÁPICO
Para ajudar seu filho a relaxar antes de ir para a cama, dê-lhe uma xícara de chá de camomila, um relaxante fitoterápico, uma hora antes de dormir. Um chá de várias ervas também pode ser usado.A passiflora é um relaxante brando, seguro para as crianças com mais de quatro anos. Dê ao seu filho uma xícara de chá de passiflora na hora de dormir.A escutelária (muito usada na China e nos EUA) é um relaxante eficaz. Dê ao seu filho uma dose, em chá, tintura ou cápsula, uma hora antes de dormir.Observação: Essa erva não deve ser dada a crianças com menos de seis anos.A raiz de valeriana pode ser eficaz para crianças com doze anos ou mais. Dê ao seu filho uma dose, em cápsula, chá ou tintura, na hora de dormir.Para as crianças mais velhas, você pode fazer um chá que combine quantidades iguais de valeriana, camomila, passiflora e escutelária e dar-lhes uma xícara na hora de dormir.Em vez de dar ao seu filho sempre a mesma erva relaxante, é mais eficaz fazer um rodízio de ervas. Por exemplo, dê ao seu filho camomila durante várias noites, depois passiflora durante várias noites e assim por diante. Dê preferência a chás de pacotinho e de boa procedência, pois as folhas podem conter agrotóxicos.

HORÁRIOS ESPECIAIS
Se seu filho de menos de 2 anos não dorme durante o dia, acostume-o com um horário de repouso de 1 hora após o almoço. Feche as cortinas, diminua o ruído de casa e coloque-o no berço. No início eles choram mesmo, mas depois acostumam.

INSEGURANÇA À NOITE
Se seu filho acordar, dente adormecê-lo no quarto dele. Se preciso coloque um colchão ao seu lado e retorne para o seu leito mais tarde.
A partir de 2 meses de idade é fundamental que a criança tenha seu quarto pronto.
A chamada angústia de separação começa por volta dos 6 meses, quando a criança se identifica como um ser diferente da mãe. Aí surgem os choros mais frequentes. Os pais devem chegar no berço, passar a mão no corpinho da criança e dizer calmamente que é hora de dormir. No início a criança não entenderá as palavras, mas se acostumará com este novo código
A dentição, por volta dos 7 meses também é grande causa de choro noturno. Se ficar frequente por 3 noites seguidas, não há mal nenhum medicar a criança com um analgésico uma vez ou outra, mas deixe o pediatra a par.

16 comentários:

  1. Minha bebê está com 7 meses e essa semana começou a acordar várias vezes na noite e chorar. Antes ela dormia às 22:00 e ia até às 5:00, mamava e acordava só às 8:00. Acho que pode ser os primeiros dentinhos então. A gengiva está bem grossa.

    ResponderExcluir
  2. Minha bebê está com 7 meses e essa semana começou a acordar várias vezes na noite e chorar. Antes ela dormia às 22:00 e ia até às 5:00, mamava e acordava só às 8:00. Acho que pode ser os primeiros dentinhos então. A gengiva está bem grossa.

    ResponderExcluir
  3. meu bebe de 4 meses chora constantemente nao consigo acalma-lo ja levei ao pediatra e ele nao esta sentindo dor alguma... nao sei mais o que fazer para alcalmar essa criança... ja criei rotina, ja faço massagens, ja tento por ele pra tirar umas sonecas durante o dia mais nada resolve...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá doutor Virgílio. Meu bebê tem 1 ano e 10 meses. Ele sempre teve regras e horário pra dormir. Sempre dormia a tarde umas 15hs e acordava as 16h. A noite quando era 21hs estava dormindo novamente. Agora de uma semana pra cà, ele não quer mais dormir a tarde, e agora só consegui dormir por volta das 23hs. E detalhe, não para, fica muito inquieto. O que pode ser? Estou desesperada.

    ResponderExcluir
  6. Olá tenho gémeas de 1 ano elas são muito estreadas não dormem já tô louca e com os nervos a flor da pele não sei oq faço preciso de um calmante urgente por favor emploro.

    ResponderExcluir
  7. Olá tenho gémeas de 1 ano elas são muito estreadas não dormem já tô louca e com os nervos a flor da pele não sei oq faço preciso de um calmante urgente por favor emploro.

    ResponderExcluir
  8. Como fazer o chá de Valeriana para meu filho de 9 anos

    ResponderExcluir
  9. Minha filha tem dois anos ... nao dorme a tarde e a noite so dormi depois da meia noite e ela e muito agitada a noite queria q ela dormisse ms cedo ... tem agum cha q eu possa dar p ela??

    ResponderExcluir
  10. Meu filho tem 5 anos e nunca dormiu uma noite inteira desde bebê, sempre teve o sono muito agitado e interrompido costumava acordar de 2 em 2 horas, hoje ele acorda duas vezes durante a noite e não consegue pegar no sono cedo. Com orientação do pediatra já fizemos polissonografia e estudo do sono sem nenhuma alteração, nunca teve problema com peso, crescimento ou desenvolvimento, sempre saudável, isso me assusta muito porque eu poderia jurar que ele tem insônia mas os médicos sempre me falaram que é normal esse comportamento de sono, já tentei chá e nenhum fez efeito algum no sono dele, já tentei homeopatia é tudo quanto A. Nao sei mais o que faço só tenho a certeza de que não estou mais aguentando noites mau dormidas.

    ResponderExcluir
  11. Minha filha tem 2a.e 6 meses e não dorme normalmente.Posso dar a ela Valeriana em gotas? Como devo proceder?

    ResponderExcluir
  12. Só sei q devo começar a tomar calmante já tentei chás no começo ñ adiantou mas descobrir q era falta de vitamina agora ela tem 2 anos 4 meses dorme muito bem .hoje em dia nós mães e pais procuramos ajuda mas os médicos de hoje ñ sabem de nada é deixam desesperados e sofremos juntos com os nossos filhos é uma coisa tão simples ,

    ResponderExcluir
  13. Como descobriu da carência de vitaminas?

    ResponderExcluir
  14. Minha filha tem 12anos ela pode tomar mulungu

    ResponderExcluir
  15. Minha filha tem 1 ano 2 meses, ela é bastante agitada e não dorme a noite( dorme mal) acorda 3 a 4 vezes na noite.
    O que posso dar para ela dormir

    ResponderExcluir