terça-feira, 14 de julho de 2009

SEMANA 3 - ACIDENTES E PREVENÇÃO

PREVENÇÃO EM ACIDENTES DE TRÂNSITO

Diante do fato ocorrido no início do mês, no Rio de Janeiro, quando uma Van, transportando clandestinamente crianças em escolar, foi responsável pela morte de algumas delas, e, pela frequência que este tipo de acidente ocorre no período de férias, achamos importante destacar algumas dicas a respeito:

Recomendações na faixa etária de 0 a 6 meses
Não transporte seu filho em seu colo no assento dianteiro. Use cadeira apropriada seguindo as especificações do fabricante. Caso você não tenha carro e ande esporadicamente em outros carros, no mínimo ande com a criança no banco de trás.


Recomendações na faixa etária de 7 a 12 meses
Não transporte seu filho em seu colo no assento dianteiro. Use cadeira apropriada seguindo as especificações do fabricante. Caso você não tenha carro e ande esporadicamente em outros carros, no mínimo ande com a criança no banco de trás.


Recomendações na faixa etária de 1 a 2 anos
Não permita que as crianças brinquem na rua. Ponha travas de segurança nas portas dos carros. Quando cruzando estradas ou ruas, as crianças devem ser seguras pelas mãos. Use cadeira apropriada para transporte no carro.

Recomendações na faixa etária de 2 a 3 anos
Comece ensinando a segurança de tráfego. Velocípedes e brinquedos de corrida devem ser usados em calçada. Use cadeira apropriada para transporte de carro. Segure sempre a mão da criança quando estiver em via pública (na calçada ou ao atravessar).

Recomendações na faixa etária de 3 a 5 anos
Não permita que a criança que a criança ande de bicicleta na rua. Ela deve andar sempre no banco traseiro em cadeira apropriada com almofada dura para elevá-la. Use cinto de segurança no carro em crianças de mais de 20kg. Correias de ombro não devem ser usadas se a criança tem menos de 1,35m de altura.


Recomendações na faixa etáriade 6 a 12 anos
Bicicletas
As bicicletas devem ser sempre de tamanho apropriado. Deve-se ensinar o uso da proteção apropriada, principalmente capacete e protetores nas mãos e pés. Só andar em ciclovias. Se a bicicleta é usada a noite deve estar equipada com luzes e espelhos. A criança deve compreender que é fundamental obedecer às regras de trânsito, ser prudente e atenta.

Recomendações na faixa etária acima de 12 anos
Encorajar o uso de cinto de segurança. Destacar a importância de álcool e outras drogas no acidentes com veículos motorizados. Encorajar o uso de protetores(capacetes e outros) quandar de bicicleta ou moto. Andar de bicicleta somente nos lugares apropriados, evitando ruas de movimento. Prestar a máxima atenção ao atravessar ruas, avenidas e vias expressas. Denunciar às autoridades de trânsito os locais onde os acidentes e atropelamentos são freqüentes.


Transporte Escolar

O transporte escolar é um serviço de transporte coletivo particular que exerce a função de transportar estudantes crianças e adolescentes de suas casas para a escola. Regulamentado pela lei 10.154/86, o serviço acaba sendo uma boa opção de transporte.para. Os pais que necessitam fazer uso do transporte escolar devem observar algumas normas, a fim de escolher bem o prestador de serviço e garantir a segurança e o bem estar dos seus filhos:

O veículo e o motorista devem ter uma autorização expedida pela Divisão de Fiscalização de Veículos e Condutores do Detran ou pela Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) -esta autorização deverá estar fixada na parte interna do veículo, em local visível. Ao contratar o serviço, essa documentação deve ser exigida.
A maioria das escolas indica, mas não se responsabiliza pelo transporte. Os pais devem procurar referências sobre aquele que foi escolhido e ter em mãos o nome completo do motorista e seu telefone.
Os pais devem conhecer o trajeto que vai ser feito pelo transporte
Dar preferência a veículos que apresente em sua parte externa a placa de identificação, com o nome da escola, endereço e telefone e a identificação do motorista, com seu telefone de contato visível no painel.
Crianças em idade pré-escolar, isto é, abaixo dos sete anos, necessitam do uso de assentos de segurança
Pesquisar a área de embarque e desembarque das crianças. Não deve ser permitido que isso seja feito no meio da rua. Sempre pelo lado da calçada com supervisão de um adulto
O material escolar deve ser colocado em local apropriado para que não comprometa a segurança das crianças
Se as crianças transportadas forem pequenas ou o veículo for um ônibus, existe a necessidade de um acompanhante para cuidar das crianças durante o trajeto.


Atenção:

O número de transportadores clandestinos aumenta nos períodos que antecedem o início do período escolar.
É muito importante que os pais colaborem com a fiscalização, exigindo que as normas de segurança sejam cumpridas.
Os pais devem verificar se os cintos de segurança estão sendo utilizados da maneira correta.
O número de crianças que o veículo pode transportar deve ser igual ao número de cintos de segurança.
Os pais não devem permitir que seu filho seja transportado em pé ou que o número de crianças transportadas seja maior que o permitido por lei.
O veículo que transporta alunos precisa fazer mais duas vistorias especiais (uma em janeiro e outra em julho), para verificação específica dos itens de segurança.

O condutor deve ter:

Idade superior a 21 anos,
Habilitação para dirigir veículos da categoria “D”,
Se submetido a exame psicotécnico com aprovação especial para transporte de alunos,
Possuir curso de Formação de Condutor de Transporte Escolar,
Possuir matrícula específica no DETRAN ou Capitania dos Portos (se pilotar embarcações),
Não ter cometido falta grave ou gravíssima nos últimos doze meses.
Deveres da criança:

Ficar sentada enquanto o veículo estiver em movimento,
Manter o cinto de segurança afivelado durante todo o trajeto,
Descer do veículo somente depois que ele parar totalmente,
Não falar com o motorista enquanto ele estiver dirigindo,
Relatar aos pais qualquer fato estranho ou diferente do habitual que ocorreu durante o trajeto.



RESUMINDO...

NUNCA transporte crianças com menos de 10 anos no banco da frente. NUNCA deixe seu filho sem o cinto de segurança. NUNCA leve crianças no porta-malas ou na carroceria. NUNCA permita que seu filho fique em pé entre os bancos. NUNCA leve seu bebê no colo. NUNCA coloque o cinto de três pontos por baixo do braço da criança nem por trás das costas. NUNCA deixe o cinto na altura do pescoço da criança. Proteção na rua: NUNCA ande na rua. A calçada é a mais segura e feita para os pedestres. NUNCA atravesse um cruzamento fora da faixa de segurança. NUNCA atravesse por trás de ônibus ou carros que te escondam. NUNCA atravesse entre carros para não serem surpreendidos por motoqueiros. Os pais devem dar o bom exemplo, usando sempre o cinto de segurança. Como pedestre a criança NUNCA deverá estar desacompanhada Atravessar somente na faixa e com sinal vermelho aos veículos Esclarecer à criança como condutora de bicicletas Explicar que há riscos em qualquer veículo e que o trânsito em nossas ruas é bastante perigoso. Os equipamentos de segurança são de uso obrigatório (capacetes, protetores para joelhos e cotovelos) Manter a bicicleta em boas condições (freios, pneus, etc.) e colocar fitas retrorefletoras e buzina.