sábado, 11 de julho de 2009

CUIDADOS COM O RECEM NASCIDO

A neonatologia é o estudo do recem-nascido com todas as suas particularidades. Na maternidade o neonatologista tem as seguintes funções:
-assistência ao RN(recem-nascido) na sala de parto. Temos o cuidado em garantir as melhores condições para o RN vir ao mundo em excelentes condições. A primeira conduta é estar a par das condições intraútero do concepto. Com estas informações podemos nos preparar melhor no atendimento a possíveis complicações.De modo geral o cuidado básico é garantir menor perda de calor,secando-o prontamente e o colocando sob calor irradiante.Permitir que o bebê respire melhor,aspirando as secreções nasal e oral com perinhas de aspiração ou sondas e, oxigenando a criança, caso haja necessidade, com latex justa nasal ou aparelhos chamados ambu, para pressionar o oxigênio dentro dos pulmões com segurança. A nota de Apgar que é dada no 1º e 5º minutos de vida é analisada através de parâmetros de respiração,frequencia cardíaca , reflexos, coloraçao e tonicidade muscular. As notas abaixo de 7 são norteadoras de um maior cuidado do bebê no bercário. Ainda na sala de parto fazemos a identificação do RN com clipes enumerados no coto umbilical e pulserinhas no punho direito. Fazemos questão de deixar a criança pertinho dos pais, mas em casos temos que levá-la para o berçário mais rapidamente. Nada melhor que tirarmos aquela foto da família feliz da vida.
- No berçário o RN é colocado em incubadora para adaptação corporal da temperatura, por mais ou menos 3 horas.
- Fazemos uma avaliação completa de todos os aparelhos da criança, que é o chamado 1º exame. O teste do olhinho, que é o reflexo vermelho ocular é obrigatório e feito neste instante. Liberamos o RN para os pais e orientamos sobre amamentação, o teste do pezinho e as vacinas que o mesmo deve receber até no máximo em 15 dias de vida.