segunda-feira, 6 de julho de 2009

SEMANA CUIDADOS COM O BEBÊ



HIGIENE BUCAL. O sorriso do seu bebê poderá estar "garantido" com alguns cuidados em sua higiene bucal e isso deve começar antes mesmo da chegada dos dentes. Basta estar atento a algumas orientações básicas.

Se o bebê não tem dentes

Molhar a ponta de uma fralda ou gaze em água limpa e passar suavemente em seus lábios, gengivas e língua. Dessa forma, os restos de alimento (mesmo que seja só leite) são removidos e o bebê habitua-se a ficar com a boca limpa. Procurar, desde já, acostumar o bebê à textura da escova de dentes, através de brincadeiras, na hora do banho ou deixando que escove os dentes da mamãe e do papai. A escova de dentes também poderá ser usada como mordedor (sempre com a supervisão de um adulto) durante a chegada dos dentinhos. Vale aproveitar os momentos de higiene dos adultos para que o pequeno veja e participe (eles adoram copiar), dando-lhe a sua escovinha para que tente imitá-los. O importante é estimular a curiosidade e criar o hábito.

Quando o bebê já tem dentes

Com a chegada dos dentinhos do bebê, a escova dental se tornará necessária para uma limpeza eficaz, já que a fralda/gaze não atinge determinadas superfícies dos dentes, sobretudo com a chegada dos molares (dentes do fundo). A escovinha deverá ser sempre o mais macia e com a menor cabeça possível.
Como as crianças acabam "mastigando" a escova, pode-se deixar as mais velhinhas para que brinquem e as mais novas para os momentos em que o responsável for fazer a sua higiene. Sempre guardá-las com as cerdas limpas e secas, e trocá-las quando estiverem muito deformadas.

Quando pequenino o bebê aceita a higiene, mas com o passar do tempo quer executá-la sozinho e muitas vezes acaba tornando a hora da escovação uma batalha que cansa muitos pais. Como ele não será capaz de limpar bem os próprios dentes, a mãe deverá complementar a limpeza, mesmo sob sua recusa. Esse período é passageiro e logo a escovação se torna uma grande diversão. Mesmo os dentinhos de leite têm muita importância e merecem especial atenção. Aos poucos a criança vai amadurecendo sua motricidade, mas a supervisão de um adulto deverá seguir até seus 6-8 anos.

E a pasta de dentes? Qual a melhor para os bebês?

Existem pastas dentais sem flúor, especiais para bebês (até 3 anos e meio ou quando seu filho já souber eliminar a pasta sozinho). Em nossa cidade não há necessidade de complementação de fluor, pois a água é fluoretada. O inconveniente das pastas sem fluor é não fazer espuma, o que sempre chama mais atenção da criança com a escovação do adulto.

É importante que a quantidade de pasta na escova seja mínima, equivalente ao tamanho da unha do dedo mínimo da criança, o que para o bebê já é suficiente. Quantidades excessivas de creme dental com fluor poderão causar danos aos dentes permanentes que estão em formação ("fluorose"). Ensine seu filho a cuspir a pasta, que mesmo sendo muito gostosa não é um alimento. E, importante, guarde-a fora de seu alcance.
O fio dental também já poderá ser útil dependendo da distância entre os dentinhos, mesmo em bebês com pouquíssimos dentes.

A higiene deverá ser realizada sempre após as refeições principais, desde que se faça apenas um lanchinho entre elas. A higiene noturna é a principal, para que não fiquem resíduos de alimentos (ou leite) durante a noite, que é um longo período .

No momento da higiene bucal, valem cuidados especiais para garantir o sorriso do bebê. Desde muito cedo, mesmo antes do surgimento dos primeiros dentinhos, é preciso estimular a curiosidade dos pequenos para desenvolver bons hábitos.

Esses cuidados, ao fazerem parte do dia-a-dia da criança, naturalmente serão preservados por toda a vida. E, certamente, ela terá muitos motivos para sorrir !!!

Nenhum comentário: