terça-feira, 7 de julho de 2009


O cordão umbilical era o elo entre a mamãe e o bebê quando o pequenino ainda morava na barriga dela. Pelo cordão, a mãe alimentava seu filho com nutrientes e oxigênio. Ao nascimento, o cordão é cortado a uns dois centímetros da barriga do bebê e são colocados números amarrados a ele para melhor identificação do recem-nascido.
Esse corte na ligação entre a mamãe e o bebê pode ser um dos motivos para que exista um grande medo na hora de cuidar do coto umbilical. Outro motivo é o medo da mamãe machucar o bebê. Quanto a isso as mamães podem ficar tranqüilas, o coto umbilical, que nada mais é que o pedaço do cordão que ainda ficou no nenê, não tem terminações nervosas e por isso não dói quando a mamãe mexer.
Os cuidados com o coto umbilical são de essencial higiene quando o bebê nasce, quando o umbigo cai e alguns dias depois de cair também. A região deve permanecer seca para agilizar a queda do mesmo (o álcool desidrata o umbigo) e limpa para evitar infecção.
Geralmente, o coto umbilical leva 10 dias para se desprender da barriga do bebê. Alguns recém-nascidos apresentam um umbigo grosso e gelatinoso o que poderá retardar sua queda em até 45 dias.
O coto umbilical deve ser higienizado 2 vezes ao dia, utilizando álcool 70%, sempre depois do banho. No caso de ficar molhado pela urina ou fezes do bebê, o curativo deve ser trocado. Um pequeno sangramento às vezes é normal na época da queda. Se houver secreção em excesso ou sangramento, seque com uma haste de algodão na base.
Aos poucos, o coto ficará mais endurecido, seco e escuro, sendo chamado de "mumificado".
Durante os cuidados, o bebê pode chorar, mas não se preocupe. O bebê não chora de dor, chora pelo incômodo da temperatura fria do álcool.
Não há com o que se preocupar na hora do banho. O coto umbilical pode ser lavado com água filtrada e sabão neutro. Depois deve ser feito a secagem e limpeza com uma toalha felpuda ou mesmo uma fralda de pano.
Não é aconselhado utilizar faixas, cinteiros ou qualquer outra peça de roupa que impeça o arejamento natural da região. Faça uma dobra na fralda, embaixo do coto umbilical. O coto precisa "transpirar".
Depois da queda do coto, a região ainda deve ser limpa com álcool e haste de algodão, pincelando a regiao por 7 dias, já que o tecido ainda está em fase de cicatrização. Alerta: não use qualquer outra substância sem o consentimento do pediatra.
Se a região ao redor do coto umbilical apresentar-se excessivamente avermelhada, secreção exagerada com odor ou forte sangramento pode ser infecção e o pediatra deve ser procurado.
Em alguns bebês, depois que o coto cai, o umbigo pode inchar e continuar a vazar um pouco. Isso é chamado de granuloma umbilical e desaparece rapidamente com o tratamento adequado.
Pode surgir também uma protuberância abaixo do umbigo conhecida como hérnia umbilical. Dificilmente causa problemas e desaparece aos poucos, geralmente antes da criança completar dois anos.
Dicas
A mamãe deve lavar as mãos cuidadosamente antes de fazer a higiene do coto umbilical e se possível fazer a limpeza do coto antes de trocar a fralda que pode estar contaminada pelas fezes e transportar germes para o coto.