quinta-feira, 9 de julho de 2009

HIGIENE CORPORAL

A hora do banho também requer vários cuidados. Um momento especial que precisa de carinho e delicadeza, já que o contato com a água pode causar insegurança ao bebê. Prepare o local do banho e já separe sabão neutro, toalha macia e roupinhas limpas. A banheira deve ser limpa e a temperatura da água deve ser agradável ao toque (34º é o recomendado). Antes de colocar o bebê, teste a temperatura com o cotovelo ou o pulso. Lave o rosto do bebê sem sabonete. Em seguida, coloque-o com cuidado na água. O braço esquerdo deve servir de apoio para a cabecinha, e deixe a mão livre para segurar o bracinho. A mão direita deve ensaboar o bebê. Ao retirá-lo da água, envolva-o em uma toalha macia e cuide para que ele não tome corrente de ar. Seque bem as dobrinhas, os espaços entre os dedos dos pés e orelhas. Convém aplicar óleo mineral nestes locais para evitar a ãção do suor.

Ao trocar as fraldas do bebê, alguns cuidados são imprescindíveis: lave bem as mãos toda vez que for manipular o bebê. Cuide para que o local onde será feita a troca esteja limpo. Use algodão molhado em água morna para remover as fezes e a urina. Se for uma menina, os movimentos de limpeza devem ser feitos de frente para trás (desta forma, evita trazer resíduos de fezes para a uretra e vagina). Use creme protetor apropriado.

Evite trocar a fralda do bebê durante a noite. Se tiver de fazê-lo, por alguma eventualidade, use o mínimo de luz possível e não brinque com o bebê. Do contrário, isso poderá despertá-lo.

Vestir o bebê é uma tarefa simples, se você escolher roupas de simples colocação e que te permitam trocar as fraldas sem necessidade de despí-lo completamente.

A higiene do narizinho e orelhinhas deve ser feito com soro fisiologico e haste de algodão após o banho.Não aprofunde a haste dentro do ouvido, apenas retire o excesso da cera superficialmente. Se houver secreção nos olhos, use soro fisiologico com algodão, 4x/dia.

Corte as unhas com tesoura curva apenas no sentido horizontal apenas após 5 dias de vida. Nas laterais passe lixa fina.

Não use talcos ou perfume.