sábado, 18 de julho de 2009

SEMANA 3 - CAPÍTULO 4 - PRIMEIROS SOCORROS

Primeiros socorros que são um desastre

-nunca use borra de café, sal, açucar ou qualquer outro produto para estancar hemorragia. Use pano limpo para comprimir o local.
-em caso de pancada, nunca use água quente. Use gelo, enrolado em panos finos, para manter a umidade.
-em queimaduras nunca use clara de ovo, pasta de dente, pasta d'agua, manteiga, vinagre ou qualquer pomada. A tendência é agravar a lesão.
-não provocar vômito ou tomar leite em caso de ingestão de substâncias, somente se isso for indicado no rótulo do produto.
-não insistir em remover objetos em nariz, olhos e ouvidos. Isso poderá aprofundá-los mais ainda. A única excessão é a de corpos estranhos perfurando as bochechas, pois eles podem se deslocar e obstruir as vias aéreas.
-em caso de perfuração com faca, ou objetos pontiagudos, não retirar. Isso pode causar uma hemorragia interna de grandes proporções.
-em crises convulsivas, nunca tente puxar a língua da criança.
-não coloque tipóias em ferimentos, exceto em hemorragias. Isso poderá diminuir a circulação sanguínea local
-não coloque grandes queimados sob o chuveiro frio. Pode ocorrer choque térmico
-não mexa nas bolhas de queimaduras. Elas podem ser infectadas com a manipulação.
-em ferimentos nos olhos, não lave com sabão, nem água em jato, pois pode aumentar a lesão.
- não cubra feridas possivelmente infectadas. As bactéias podem se proliferar.



Primeiros Socorros em ferimentos

-lave bem a ferida com água e sabão glicerinado ou de côco. Seque e cubra a região com gazinhas esterelizadas.
-se houver hemorragia, comprima o local por 3 minutos, independente da dor da criança. Coloque o membro elevado para diminuir a circulação sanguínea naquele local.
-vacine contra tétano, caso o material que causou o ferimento seja sujo ou enferrujado.
-retire objetos como anéis, pulseiras e relógios da região afetada, para não ficarem difíceis de retirar quando a região inchar.

Primeiros Socorros em queimaduras

- coloque toalhas molhadas frias sobre o local por 3 minutos. Se a queimadura for em braços e pernas, coloque essas partes em um balde de água fria.
-se as roupas estiverem queimando, abafe a região com cobertores ou casacos. Sem oxigênio do ar, o fogo não existirá. Se a criança correr é pior, pois a ventilação aumentará o fogo. Tente acalmar a vítima, mostrando segurança a ela.
-queimaduras por substâncias ácidas, soda cáustica, cal e colas fortes em olhos ou em pele devem ser lavados em água corrente por 20 minutos pelo menos.

Mordidas de animais

-lavar com água e sabão. Comprimir a ferida por 3 minutos.
-tentar identificar o animal, pois em caso de suspeita de raiva, o mesmo deve ser observado por 10 dias. Procurar órgãos da prefeitura, caso seja necessário capturar animais fugitivos.
-verificar vacinação do animal.
-ensinar as crianças a não pertubarem bichos de estimação, principalmente quando estiverem comendo, dormindo ou com seus filhotes
-ensinar a não se aproximarem de animais selvagens ,e a não colocarem as mãos em grades de zoológico ou de casas com cachorros.

Traumatismos por queda

Traumatismos leves na cabeça. Coloque compressas de gelo no local. Não permita que a criança durma num período de 2 horas ,pelo menos. Se não conseguir, leve-a para o pronto socorro imediatamente. Se durante este tempo ou mais, a criança manifestou prostração, convulsão, vômitos, febre ou irritabilidade, leve-a para o pronto socorro. Se a criança dormir após as 2 hs de observação, faça vigilância durante o período do sono , e acorde-a em 1 hora. Os traumatismos de face são perigosos quando afetam regioes próximas aos olhos, ouvidos e fossas nasais. Merecem sempre ser avaliados por especialistas. Nas primeiras 24 hs do trauma, a criança deve estar sempre vigiada por adulto. À primeira noite, deve ser observado respiração, movimentação dos membros e cor num período de 3/3 hs. Qualquer dúvida procure especialista. Traumatismos na cabeça, graves ou com hemorragia=pronto socorro.
Traumatismos em tórax e abdome =pronto socorro. Risco de hemorragias internas
Traumatismos em membros
-coloque compressas de gelo
-eleve o membro um pouco com almofadas,para não inchar mais o local. Se houver suspeita de fratura não manipule

Acidentes de trânsito
-não mexer na vítima se não houver risco de explosão ou incêndio
-use o extintor de incêndio se preciso
-mantenha criança em posição deitada, cuidando para que não haja manipulação de coluna e pescoço.
-chame o resgate imediatamente
-identifique a vítima e documentos de familiares.
-prevenção: leve sempre água em garrafas plásticas em suas viagens