sexta-feira, 7 de agosto de 2009

SEMANA 6 - SEMANA MUNDIAL DE AMAMENTAÇÃO - CAPÍTULO 3




AMAMENTAÇÃO DE GÊMEOS

Sim, amamentar múltiplos, além de exigir a regra dos 3 “P”s: paixão, persistência e paciência, necessitará outro P, que é o de prática ,para provar que é perfeitamente possível!
As mães de gêmeos conseguem produzir a quantidade de leite suficiente para os bebês, desde que haja estímulo hormonal. Você estará não apenas dando o único e o mais perfeito alimento necessário para seus bebês, como também pondo em prática o maior gesto de amor que uma mãe pode ter com um filho.
As técnicas da amamentação não são diferentes se você amamenta um, dois, três ou mais bebês. O que muda é somente a logística: o fato de ter leite suficiente para amamentar vários bebês famintos, no mesmo horário e ao mesmo tempo, são preocupações que mães de gravidez única não enfrentam.
Não se preocupe com a quantidade de leite, o seu organismo se encarregará de produzir o suficiente para quantos bebês você venha a ter. Este negócio de não ter leite ou de ter leite fraco na verdade não existe. O que geralmente acontece são que fatores psicológicos ou biológicos muitas vezes afetam a produção do leite, chegando até a secá-lo.
Mas este provavelmente não será o seu caso, pois suas únicas preocupações serão com a sua alimentação e o seu estado emocional. Nós dizemos estado emocional porque mesmo que você esteja cansada e há noites sem dormir, seu leite estará lá firme e forte; mas se você se estressar, ficar nervosa ou ansiosa, ficará mais difícil amamentar direito.
Provavelmente alguém da maternidade irá dar a você uma orientação nas primeiras mamadas de cada bebê, para ter certeza de que estão sugando bem e fizeram a “pegada” direito (pegada é o ato do bebê abocanhar o mamilo).
Nas primeiras vezes amamente um de cada vez, alternando com algum leite artificial para ganhar tempo, e conforme você for adquirindo prática, passe a amamentar dois bebês simultaneamente. Amamentar simultaneamente, um em cada mama, permitirá poupar tempo e dispor de mais tempo entre as mamadas. Trata-se, obviamente, de uma opção individual de cada mãe, mas deverá tomar em consideração que a frequência, eficiência e duração de cada mamada vai depender da forma como recupera do parto, do apoio familiar e, no caso dos filhos, da maturidade, do estado de saúde e da capacidade de mamar
Experimente as várias formas de posicionamento dos bebês, até encontrar uma melhor para si e para eles (veja acima).

Se você tiver mais de dois bebês, tem a opção de dar complemento ao(s) outro(s) com leite de seu peito ou leite em pó na mamadeira, ou tentar fazer um revezamento e amamentar todos. Mas dificilmente trigêmeos ou mais múltiplos ficam exclusivamente no peito. Imagine que serão de oito a doze mamadas diárias para cada um no início – ou seja, seria humanamente impossível passar 24 horas amamentando, a menos que você fique sem comer, dormir, tomar banho...
À medida que eles crescem e aprendem a sugar mais rápido, diminui o tempo de cada mamada e, aí sim, eles poderão mamar só no peito se agüentarem a espera. Não se culpe pelo complemento, você está fazendo o melhor que pode.
Quando for amamentar:
· Sente-se em um local bem confortável e com as costas retas. Coloque almofadas apropriadas embaixo dos bebês e relaxe, curta este momento único. Se você puder comprar a almofada pra amamentar gêmeos da Practical Baby com certeza não se arrependerá. Ela é ótima e superprática, como já diz o nome!
· Evite falar ao telefone e conversar com visitas, especialmente se tiver com dois bebês nos seios. Eles já estão dividindo o peito, já pensou que chato também dividirem a atenção da mamãe?
· Passe gel protetor nos mamilos para evitar rachaduras. Escolha um à base de lanolina e que não precise de enxágüe.
· Se você tiver condições, compre ou alugue uma bombinha elétrica para tirar o leite extra. É uma ótima opção ter leite guardado para uma emergência – como por exemplo, um ataque de fome simultâneo em todos! Sim, isso acontece!
· Tenha por perto uma bebida, e uma campainha ou telefone e, eventualmente, alguma coisa para comer.
Nessa hora, o papai tem seu papel importante na ajuda da mamãe e dos bebês, seja trocando as fraldas dos nenezinhos, seja dando colo para o que acordou enquanto a mamãe amamenta o outro, ou mesmo no serviço de limpeza da casa. Homem moderno é isso. Não se sinta envergonhada de pedir favores para amigos e familiares, como fazer suas compras. Toda ajuda é muita preciosa, nem que seja para você descansar.
Se os bebés forem internados numa Unidade de Neonatologia e não conseguirem ou não puderem mamar, deverá começar a extracção de leite. O leite que extrair deve ser guardado e/ou administrado ao(s) bebé(s) de outra forma, como por sonda ou por copo.