terça-feira, 15 de setembro de 2009

SEMANA 8 - PROBLEMAS RESPIRATORIOS - ALGUMAS PATOLOGIAS FREQUENTES



BRONQUIOLITE AGUDA
A bronquiolite é uma infecção viral contagiosa que afeta as vias aéreas de lactentes e crianças pequenas e causa dificuldade respiratória, sobretudo na expiração.Vários vírus diferentes podem causar a bronquiolite, inclusive o vírus sincicial respiratório e os vírus da parainfluenza. Freqüentemente, a bronquiolite ocorre em epidemias, principalmente em crianças com menos de 18 meses de idade e, mais comumente, em lactentes com menos de 6 meses. Durante o primeiro ano de vida, a bronquiolite afeta aproximadamente 11 em cada 100 crianças.

Sintomas e Diagnóstico
A bronquiolite geralmente ocorre após uma gripe. A criança apresenta uma dificuldade respiratória súbita, especialmente na expiração, respiração rápida, chiado, aumento da freqüência cardíaca , tosse curta e seca. Freqüentemente, a criança apresenta uma sonolência intensa e febre. A criança pode apresentar fadiga e começar a respirar superficialmente e de forma rapida e ineficaz. O vômito ou a redução da ingestão de líquidos pode acarretar desidratação. Pediatras baseiam o diagnóstico nos sintomas.

Prognóstico e Tratamento
A maioria das crianças recupera-se em casa em 3 a 5 dias. Mas existem casos que duram ate 21 dias. Durante a doença, podem ser oferecidas com freqüência pequenas quantidades de líquidos. A dificuldade respiratória progressiva, a cianose, a fadiga e a desidratação indicam a necessidade de hospitalização. As crianças com doenças importantes (p.ex., doenças cardíacas ou comprometimento do sistema imune) podem ser hospitalizadas mais cedo. Com os cuidados adequados, a probabilidade de morrer por causa de uma bronquiolite grave é inferior a 1%.No hospital, é realizada a monitorização da concentração de oxigênio atraves de um aparelho chamado saturimetro ou oximetro. Geralmente, é realizada a administração de oxigênio em uma tenda de oxigênio ou máscara facial ou por cateter nasal. Em casos graves pode ser necessária a instalação de um ventilador mecânico para auxiliar a respiração, em cti. Um nebulizador ultrasônico pode ser utilizado para dilatar as vias aéreas e reduzir a viscosidade das secreções. Líquidos podem ser administrados pela via intravenosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário